Problemas enfrentados por startups por falta de assessoria jurídica




Cerca de 45,9% das startups brasileiras sofreram impacto financeiro direto por falta de planejamento jurídico. Para especialistas, falta de dinheiro, regulação deficiente e disputa de interesses com os investidores são os principais responsáveis pela fraqueza na gestão de questões legais.

Os principais problemas enfrentados por essas empresas são tributários, trabalhistas e relativos à propriedade intelectual. 46% dos empreendedores sofreram no bolso por não considerar os tributos na hora de fazer o planejamento, 34,43% tiveram dificuldade na contratação de funcionários em razão de não conhecer as possíveis modalidades jurídicas de formalização do vínculo empregatício e 39,34% encontraram problemas por já existir registro de um domínio eletrônico igual ao que pretendiam utilizar.
Um dos problemas frequentes é que como as startups costumam desbravar mercados inexplorados, muitas vezes acabam operando em campos sem regulamentação específica .
Outro problema frequente é que os empreendedores não têm dinheiro para contratar advogados. Eles direcionam o dinheiro para atividades cruciais. Tudo aquilo que não é absolutamente essencial para manter a empresa funcionando fica sem investimento.
Mas os serviços advocatícios podem ser negociados de diversas formas, atualmente. Mentorias e assessorias em troca de participação societária, são exemplos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Havaianas: case de sucesso